terça-feira, abril 01, 2008

Dilúvio versus Ciência?

Uma das coisa que os evolucionistas têm o cuidado de fazer passar ao público é a crença em “milhões e milhões de anos” para a existência da Terra. Para eles essa dogma é fundamental e muito importante, uma vez que se o mundo não tem milhões anos, então não houve tempo para a evolução acontecer.

Contra este mito darwinista levanta-se o Grande Dilúvio de Noé (Génesis 7-11).

Há cerca de 4400 anos Deus “abriu as janelas do céu“, e rompeu as “fontes do grande abismo” (fontes aquáticas subterrâneas) (Génesis 7:11). Durante 40 dias e 40 noites chuveu sobre a Terra enquanto que as ditas águas subterrâneas se levantavam até níves nunca vistos.

As coisas chegaram a um ponto tal que a dada altura “todos os altos montes que havia debaixo do todo o céu foram cobertos” por água (Génesis 7:19). Isto causou imensa alteração geológica na Terra, e deixou inúmeras evidências, mas vou só focar uma:

Fósseis que demonstram terem sido subterrados rapidamente.

fossil_fish_eating.jpg

Na imagem de cima, este peixe foi enterrado bem no momento em que engolia um peixe. Pensem em quão rapidamente ele teria que ser enterrado para este momento ser preservado. (Foto do Dr. Andrew Snelling)

fossil_fish_giving_birth.jpg

Esta imagem não é tão clara, mas nele se vê um ichthyosaur, réptil marinho a dar à luz. Quanto tempo é que demora para um réptil marinho dar à luz? Não sei, mas acho que varia. Uma coisa podemos estar certos: não demora milhões de anos! (Foto do Dr. Andrew Snelling)

Qual é a relevância disto em relação à evolução? Simples. A evolução precisa dos milhões de anos. Esses milhões de anos estão definidos e separados na chamada “Escala de Tempo Geológico“. Essa escala assume, entre outras coisas, que os processos geológicos que causaram composição geológica são os mesmos que sempre operaram, nomeadamente, processos lentos e longos.

O problema é que se houve um Dilúvio universal, e as evidências suportam essa posição, então os estratos geológicos não refletem os chamados processos lentos e longos, mas sim a forma como os sedimentos se depositaram após o Dilúvio.

Portanto, longe de ser o Dilúvio “contra a ciência”, o Dilúvio de Noé está perfeitamente de acordo com as evidências, enquanto que a teoria da evolução não está.


Genesis 7
17. Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra.
18. Prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca vagava sobre as águas.
19. As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do céu foram cobertos.
20. Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e assim foram cobertos.
21. Pereceu toda a carne que se movia sobre a terra, tanto ave como gado, animais selvagens, todo réptil que se arrasta sobre a terra, e todo homem.
22. Tudo o que tinha fôlego do espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia na terra seca, morreu.
23. Assim foram exterminadas todas as criaturas que havia sobre a face da terra, tanto o homem como o gado, o réptil, e as aves do céu; todos foram exterminados da terra; ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.
24. E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.

9 comentários:

Ora no que toca ao dilúvio não o deveria antes começar a discutir com os historiadores?

Esses, certamente mancumunados com os evolucionistas andam certamente a falsificar documentos, monumentos, inscrições e tudo o resto. E há que tempos o fazem. Devem ser uma rede mundial de ateus cujo unico objectivo é desacreditar o criacionismo da terra jovem.

Repare que no período que vai de 3000 a 2000 A.C., data do dilúvio, apresentam-nos eles civilizações, eventos, monumentos, corpos e artefactos aparentemente invulneráveis ao dilúvio universal.


Por volta de 3000 a.C. Apogeu da cultura de Harappa e Mohenjo Daro (vale do Indo), Civilização minóica , Construção das pirâmides e Cerâmica nas Américas


2000 a.C. Fundação do império Assírio, Código de Hamurábi,Fundação da Dinastia Shang,Império dos Hititas,Stonehenge
Novo Império Egípcio
Abissínios no Alto Egipto
No Peru, trabalho em metal
Povoamento da Melanésia



Será que estes povos e civilizações por algum espírito de rebeldia se recusaram a parar o seu dia a dia e continuaram só por espírito de contradição?

È necessário rectificar todos esses livros de história e explicar que Stonehenge, a Dinastia Shang e o código de Hamurábi foram feitos, imediatamente após o dilúvio pelos oito ocupantes da arca.

O facto das pirâmides serem anteriores ao dilúvio não importa para o caso.


Como criacionista que é posso dar-lhe um bom par de sugestões:

1) ignore a questão. Aliás pouca gente se importa por história. O que conta é mesmo a evolução.

2) Diga, sem citar fontes ou datas alternativas que há reputados historiadores que põe em causa estas datas. isto até é parcialmente verdade. Claro que não pode aprofundar o tema porque historiadores sérios tem algumas dúvidas na dataçao mas nada que se aproxime do diluvio biblico. De certeza que consegue um PhD em teologia que confirme as datas que quiser. Se ele estiver com um chapéu à Indiana Jones dá mais credibilidade à estória.

3) pegue na segunda lei da termódinamica, misture com um pouco de fisica quantica e já que agora cite umas frases do Procter , o tal do segredo, junte-lhe umas citações da biblia e desvie a coisa para algumas fraudes da ciência, o Homem de Piltdown é um bom ponto de partida. Urre para a plateia : -se esta fraude esteve exposta num museu logo todos os objectos dos museus são falsos.

O que o aconselho mesmo a não fazer :

Não caia no erro grosseiro de promover um debate com historiadores. Olhe que a coisa corria-lhe mesmo mal.

Com os melhores cumprimentos

Joao Sousa

"Não caia no erro grosseiro de promover um debate com historiadores. Olhe que a coisa corria-lhe mesmo mal."

Achas? Do ponto de vista histórico não há razões para se duvidar da Bíblia.

Afinal, se houve um dilúvio universal, o que é que se esperaria encontrar um pouco por todo o mundo ?
E o que é que se esperaria que as civilizações um pouco por todo o mundo dissessem?

Se fizeres uma analise histórica, vais vêr que a Bíblia é o Livro Histórico mais Fidedigno do mundo.

Claro que eu não esperava uma resposta clara. Nas religiões, especialmente as reveladas, as coisas são assim porque deus disse ao profeta ou profetas e ponto final.

O que eu queria chamar à atenção é que a questão da interpretação literal da bíblia, ou do alcorão, da tora, do livro de mórmon, ou outros quaisquer é contrária à evidência.

È uma resposta inteligente dizer que eu iria dizer que um cientista criacionista não é credenciado pelo que não vale a pena responder. Um ponto a teu favor. E como Vês já me deixei de formalidades e passei para o tu.

Eu referia-me era um conjunto de cientistas, com graus por universidades reconhecidas, que – e isto é importante – no âmbito dos seus estudos científicos reconheçam a invalidade da ciência actual e a validade das teses criacionistas.

Claro que não serve um eminente professor de direito a falar de física ou química, não é?

Aos físico o que é da física e aos juristas o que é do jurídico, imitando um livro conhecido…..

Vá lá venha essa lista!




Repara que se fossemos basear o conhecimento do mundo na bíblia literal o nosso menor problema era com a biologia.

As evidências históricas não indicam uma história e cultura com seis mil e quinhentos anos seguida dum dilúvio universal. Não foi assim. Tínhamos de alterar todo o programa de história.

Já imaginaste um programa de ensino adaptado à visão criacionista da terra jovem?

Há países islâmicos que a tem porque eles são, obviamente criacionistas da terra jovem.

Ora vamos lá ao exercício:

Biologia: sai a evolução (até nem foi assim muito)

Química: decaimento radioactivo sai. Nada existia antes de seis mil e quinhentos anos. Tudo que o contrarie sai. Ainda são bastantes coisas.

Física: relatividade e mecânica quântica são contrárias à vontade de deus. Saiem.

História. Sai quase tudo. A civilização recomeça há 4500 com oito pessoas. A história antiga está toda mal. As línguas começam em Babel.

Paleontologia: está quase tudo mal. È melhor acabar com ela.

Astronomia: o universo tem 6.500 anos. Está quase tudo errado depois de Newton.

Ecologia: Não há espinhas em deitar abaixo o Amazonas porque depois do dilúvio em poucos anos e apenas com uma par de animais de cada espécie as coisas regeneram. Está quase tudo errado.

Geologia: sai a tectónica de placas e esses disparates contrários à escritura.

Mas também nem tudo são mas noticias:

O carvão o petróleo e o gás natural formam-se rapidamente, em menos de seis mil e quinhentos anos.


Cordialmente, a a caminho de comer lebre na Cufra, no Porto, o que é claramente proibido, sou

Joao Sousa

João Sousa,

Claro que eu não esperava uma resposta clara. Nas religiões, especialmente as reveladas, as coisas são assim porque deus disse ao profeta ou profetas e ponto final.

Substitui "Deus disse" por "o evolucionista X disse", e tens a versão ateísta.


O que eu queria chamar à atenção é que a questão da interpretação literal da bíblia, ou do alcorão, da tora, do livro de mórmon, ou outros quaisquer é contrária à evidência.


O que é que entendes por "interpretação literal" ?


Eu referia-me era um conjunto de cientistas, com graus por universidades reconhecidas, que – e isto é importante – no âmbito dos seus estudos científicos reconheçam a invalidade da ciência actual e a validade das teses criacionistas.


Eles não reconhecem a invalidade da ciência actual. Precisamente o contrário: devido a validade da ciência actual eles vêem que o modelo Bíblico sobre as origens está de acordo com a realidade dos factos.

Tens aqui uma lista extensa de cientistas em universidades acreditadas que sabem que o model Bíblico é o verdadeiro.


Claro que não serve um eminente professor de direito a falar de física ou química, não é?


Estranho, porque há vários ateus no mundo, sem estudos Bíblicos nenhuns, que assumem que o que dizem "é a verdade".


Repara que se fossemos basear o conhecimento do mundo na bíblia literal o nosso menor problema era com a biologia.

Convém definir o que é "literal".


As evidências históricas não indicam uma história e cultura com seis mil e quinhentos anos seguida dum dilúvio universal.


Claro que indicam. As camadas fósseis estão cheias de animais que foram enterrados em sedimentos dispostos pela água.

Um pouco por todo o mundo culturas totalmente separadas uma das outras falam de um dilúvio que cobriu toda a Terra, e a causa foi a maldade do homem.


Já imaginaste um programa de ensino adaptado à visão criacionista da terra jovem?


Seria fantástico as escolas ensinarem a Verdade sobvre as nossas origens, para variar.

Há países islâmicos que a tem porque eles são, obviamente criacionistas da terra jovem.

Os muçulmanos não são normalmente criacionistas da terra jovem. Onde é que viste isso ?


Ora vamos lá ao exercício:

Biologia: sai a evolução (até nem foi assim muito)


A evolução não é uma peça fundamental na Biologia. A crença de que os seres vivos são o resultado de um process natural, sem inteligência, sem propósito, sem direcção, e sem causa não é fundamental para a ciência.


Química: decaimento radioactivo sai. Nada existia antes de seis mil e quinhentos anos. Tudo que o contrarie sai. Ainda são bastantes coisas.


No entanto há inúmeros cientistas cirstãos que têm cursos superiores em Química, como por exemplo o Dr Jonathan Safarti.

Física: relatividade e mecânica quântica são contrárias à vontade de deus. Saiem.


Não te esqueças de dizer como.

História. Sai quase tudo.

Só saem as invenções evolucionistas. A verdade fica.

A civilização recomeça há 4500 com oito pessoas. A história antiga está toda mal. As línguas começam em Babel.

A história do ponto de vista evolutivo está quase toda mal, sim.

Paleontologia: está quase tudo mal. È melhor acabar com ela.

Não é preciso acabar com ela. É só preciso remover as fantasias de Darwin.

Astronomia: o universo tem 6.500 anos. Está quase tudo errado depois de Newton.

A crença de que o universo tem milhões de anos não é fundamental para a ciência, tal como é visto no facto de haver astrónomos criacionistas (Jason Lisle).

Ecologia: Não há espinhas em deitar abaixo o Amazonas porque depois do dilúvio em poucos anos e apenas com uma par de animais de cada espécie as coisas regeneram. Está quase tudo errado.

Pelo contrário. Uma vez que Deus mandou o homm tomar conta do mundo quye Ele fez, cabe a nós sermos bons mordomos da Terra que Deus fez.

A Bíblia é o Único Livro que explica de forma lógica o porquê de o homem ter que preservar a natureza.

Geologia: sai a tectónica de placas e esses disparates contrários à escritura.


Mas são ocntrárias à Escritura?

Mas também nem tudo são mas noticias:

O carvão o petróleo e o gás natural formam-se rapidamente, em menos de seis mil e quinhentos anos.


Por acaso, até é verdade.

Resumindo:
Removendo as fábulas evolucionistas da ciência, a ciência não a vai abaixo.

ue respeita a Islamicos e criacionismo

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/11/22/286751218.asp

http://www.harunyahya.com/articles/70darwin_sci05.php

Ora para quem é ateu ou agnóstico pode dar-se o beneficio da duvida a alguem que se diz crente, age como tal, e até diz que é.

Claro que isto é erro de ateu que, por imaginar um deus, imagina que quem diz que fala em nome dele acredita mesmo nele.

È ilusão, eu sei, quem diz que fala em nome de deus – e isto é obvio – nem por sombras acredita nele. È um trabalho e uma forma de conseguir poder ou dinheiro.

Nós, pobres ateus, sempre pensamos que alguem acredita nele.

OK.

Já percebi que é burrice e asneira....


Reparem nesta página de criacionismo:

Falam do dilúvio como de algo que querem que as pessoas acreditam. Poderia ser uma fé genuina. Poderia.

No entanto se eu pedisse que compatibilizassem a data do dilúvio com o que se sabe das disnastias egipcias o que diriam ?

Nada de concreto. Nem pode ser.

Vá lá é um desafio directo. Compatibilizar a cronologia biblica com a do Egipto.

Localizar a grande pirâmide antes ou depois do dilúvio.

Claro que é impossivel mas sempre se pode abusar, e aproveitar, da ignorancia alheia.

Porque diabos é que isto me faz lembrar a falta de moral e ética da selecção natural?

Isto é: comer os mais fracos, os mais jovens, os doentes ou....ignorantes...

E lá volta o Sousa a Chatear...


Reparem que não é o facto de alguem ter ou não fé não me preocupa minimimamente.

Preocupo-me é quando a fé alheia se intromete na vida secular e começa a impor «dogmas religiosos» e a promover «uma regressão radical ao passado» à custa da educação das crianças europeias, como afirma o Conselho da Europa na resolução 1580 de 2007 torna-se preocupante.

Continuando com a mesma resolução afirma-se e bem que : There is a real risk of serious confusion being introduced into our children’s minds between what has to do with convictions, beliefs, ideals of all sorts and what has to do with science. An “all things are equal” attitude may seem appealing and tolerant, but is in fact dangerous

Pode não parecer à primeira vez mas há o risco de confundir o que é da esfera pessoal, a fé, que por mais absurda que seja deve ser rspeitada, e a educação.

O criacionismo, como a cientologia, a astrologia, a fé no pai Natal ou outra qualquer fé é respeitável mas não pode ser ensinada como ciência.

As evidências da não existencia do pai Natal são demasiadas para se explicar o aparecimento das prendas de Natal por essa via.

O criacionismo e a crença no dilúvio são isso mesmo: um fé e como tal indiscutiveis.

Por isso vos aborreco com os comentários.

Nada de pessoal mas as vossas ideias parecem-me bastante perigosas e nocivas.

Entretanto se quiserem ver a lista abaixo estão datas, muito consensuais, de factos históricos.

Onde era possivel encaixar aí o dilúvio ?

E reparem que mesmo que queiram dizer que as datas estão todas erradas os factos históricos mantem-se. Assim teriam de condensar tudo a aprtir do dilúvio

Como veem não há maneira de lá chegar.

Claro que isso não deve impedir a vossa fé. Apenas que chamem a isso de ciência.

Reparem que os mormons continuam com a fé deles contra todas as evidências. Não andam é a querer que se ensine a versão deles nas escolas.

Como veem o vosso menor problema até é a evolução.

O criacionismo implica a negação de quase toda a ciência.

Certo que não me vão responder, pelo menos com nada de objectivo,

Cumprimento com amizade

Joao






40000 mais antigas representações pictóricas conhecidas
13500 conjuntos pictóricos Lascaux
13000 conjuntos pictóricos de Altamira
9000 Início das migrações para o sul, nas Américas
8350 Fundação e desenvolvimento de Jericó (Palestina),primeira cidade murada do mundo

6250 Desenvolvimento de Çatal Hüyük (Turquia), maior cidade da época.
3800 fundação da cidade de Babilónia
3500 Stonehenge: construção de túmulos e círculos megalíticos, na Bretanha, península Ibérica e ilhas Britânicas
3500 Fundação das primeiras cidades sumérias, como Ur, Uruk, Nippur, Lagash e Eridu.
3300 mais antigo indivíduo "mumificado"
3200 Unificação do Egito por Menés, o fundador da monarquia dos faraós.
3200 Antigo Império Egípcio. Surgem os grandes deuses egípcios.
3200 Evidências arqueológicas mostram que os Sumérios estão fazendo uso de veículos sobre rodas para transporte.
3100 A escrita cuneiforme aparece na Mesopotâmia, sendo os primeiros registros escritos da humanidade. Esta forma de escrita envolvia a escrita de caracteres em forma de cunha e foi usada para registrar os primeiros épicos da história, incluindo Enmerkar e o Senhor de Arata, e as primeiras histórias a respeito do rei heróico de Uruk, Gilgamesh
2700 Construção das famosas pirâmides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
2700 rei sumério Gilgamesh governa a cidade de Uruk, que agora tem uma população de cerca de mais de 50.000 habitantes. Gilgamesh figura em muitos épicos, incluindo o mito sumério Gilgamesh, Enkidu e o Mundo Subterrâneo e o babilônico Mito de Gilgamesh
2660 III a VI dinastias Egipcias
2575 grande piramide
2500 Os sumerianos são dominados pelos acádios. A cidade fenícia de Biblos destaca-se pelo movimentado porto comercial. Posteriormente, outras cidades fenícias adquirem importância, entre elas Tiro
2500 maturidade da civilização no vale do Indo
2340 Sargão I funda e governa a cidade de Ácade (Acádia), após ter deixado a cidade de Kish, onde detinha importante cargo militar. Sargão I é o primeiro monarca da história a manter um exército de prontidão. Mesmo assim, seu império durou menos do que 200 anos
2180 VII a XI dinastias Egipcias
2160 Médio Império Egípcio. Prosperidade econômica e conquistas militares. A capital é Tebas
2100 A Lista de Reis Sumérios é escrita, registrando todos os reis e dinastias sumérias desde os tempos mais remotos. De acordo com esta lista, Eridu é a povoação mais antiga, fato que parece ser confirmado por evidências arqueológicas
1766 A Dinastia Shang na China

Claro que o próximo passo é retirar os comentarios.

Isto de fé não se mistura com o responder.

Valha-nos deus !

Tiram-se as possibilidades de contestação e continua-se.

Valha-nos o tal professor KARAMABA.

Afinal somos colegas.

hehehe....

E FACTO não tive nenhuma resposta com nexo.

Salve!
A primeira tese do texto "Dilúvio versus Ciência" é a tentativa de refutar o que seria uma falácia evolucionista mas, curiosamente, com uma outra falácia. Melhor: com duas: a 1ª é a acusação de que o argumento evolucionista é uma mera crença infundada, o que é no mínimo ignorância das teses dessa doutrina e visa muito mais diminuir a importância da tese do que refutá-la. Damos o nome a isso de ad hominem. A segunda falácia é a tentativa de contrargumentar se valendo de uma passagem bíblica: isso é ao mesmo tempo argumento de autoridade e recurso à tradição, nem um nem outro verdadeiros por si só.
Como o texto pode criticar a suposta adesão a um dogma por parte do evolucionista (o que é bastante questionável) se o contra-argumento é o recurso a um dogma?

Percebamos - nisto concordo contigo - que o discurso científico ou cientificista não é isento de mitos ou imagens pouco claras, mas o que deve prevalecer - tanto no científico quanto no religioso - é o parâmetro da racionalidade, sem o qual a humanidade se perde na escuridão da ignorância.

Admiro seu esforço hercúleo para tentar salvar deus, mas defendo que o esforço mais apropriado seria o de salvar a Razão, que é o nosso único instrumento de orientação de que a humanidade dispõe, sobretudo quando tenta argumentar - sempre racionalmente - a favor de deus ou qualquer outra entidade supranatural.

Saudações,

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More