domingo, junho 08, 2008

Pavão e Ciência versus Darwin

O design presente na cauda do pavão, cheio de padrões que se parecem olhos, mostra todos os indícios de ter sido criado - por Um Criador.

Não é, portanto, surpresa nenhuma que Darwin tenha tido dificuldades em explicar a cauda do pavão em termos evolutivos. Para ser mais preciso, o que Darwin disse foi:

‘The sight of a feather in a peacock’s tail, whenever I gaze at it, makes me sick!’ 1

Estas foram as suas palavras exactas no ano de 1860, um ano depois de ter publicado o seu livro "Origin of Species".

Como Darwin não podia ficar "sick" (doente) eternamente, onze anos depois (1871) ele propôs a sua teoria da "selecção sexual" como forma de providenciar uma explicação naturalista (evolucionista) para as penas do pavão.

Basicamente, a ideia de Darwin era a de que as penas e os padrões presentes no pavão evoluiram (isto é, apareceram naturalmente) como resposta às escolhas das fémeas. Os pavões com as caudas mais bonitas seriam mais atraentes para as fémeas, fazendo com os que esses fossem escolhidos. Estes acasalavam mais e passavam os seus genes para a geração seguinte, incluíndo os genes da cauda atraente.

Largamente publicitados estudos foram feitos que "confirmaram" que as pavoas preferem os machos com as caudas mais atraentes. Este "facto" passou a fazer parte do "canon da biologia evolutiva".

No entanto, agora entra a ciência, e sempre que isso acontence, a evolução tem que "dar o seu lugar".

Observações detalhadas conduzidas pela equipa Mariko Takahashi (Universidade de Tóquio) coloca problemas à crença evolucionista de que as penas do pavão evoluiram em resposta ás escolhas da fémea. 3,4

O estudo não encontrou evidência alguma de que as pavoas escolhem os machos de acordo com a qualidade das caudas. Esta situação vai contra a teoria darwinista da "selecção sexual".

Contrariamente ao que diz a teoria darwinista da selecção sexual, os pesquisadores verificaram que a cauda do pavão "não é objecto a preferência sexual das pavoas".

Convém ressalvar que mesmo que as fémeas fossem atraídas pelas caudas mais bonitas, isto não explica a origem da informação genética que codifica para caudas de pavão.

Conclusão:

Darwin observou as caudas do pavão, e tentou explicá-las naturalisticamente (evolutivamente). Ele propôs a teoria da selecção sexual. A ciência observou que não existe nenhuma selecção sexual no que toca as caudas do pavão. Portanto a explicação de Darwin em relação as caudas do pavão está cientificamente refutada .

E o Criacionismo?

A Palavra de Deus é mais uma vez confirmada com os avanços da ciência.

As estruturas presentes nas caudas do pavão (beleza, ordem, elegância, informação genética e design) são um testemunho forte para o Deus Criador. Ele não tinha necessidade nenhuma de fazer as caudas do pavão bonitas, mas Ele fê-las assim para que nós soubessemos que elas foram feitas por Alguém.

Esse tipo de estruturas são sempre evidências de uma ou mais mentes por trás desses sistemas. Se encontramos essas coisas no mundo biológico, então isso está de acordo com o que a Bíblia diz, nomeadamente, que Deus criou tudo o que está nos céus, na terra e nos mares (Êxodo 20:11).

A Palavra de Deus e a ciência estão em plena harmonia.

........

(Artigo original pode ser encontrado aqui)

2 comentários:

A teoria de Darwin é sim aceita e fundamentada pelos ciêntistas! Estudos foram feitos, onde as caudas do pavão eram cortadas para que perdessem sua simetria! Com isso, as fêmeas ignoravam os machos assimétricos e procuravam os simétricos! Beleza é sinônimo de saúde nos aspectos biológicos! Vá estudar biologia e teorias evolucionistas antes de dizer tamanha idiotice!

Concordo com o comentário de cima, respeito religiões, mas a religião desrespeita muita gente. Em vez de tentar de maneira frustrada debater algo que não pertence a religião e necessita de estudo e compreensão científica, sugeriria ao religiosos que simplesmente ignorassem o que não concordam ou estudassem mais , com a mente aberta para talvez tentar entender a evolução! É uma questão de entendimento não uma crença!

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More